Rondônia é o destaque entre as
unidades da Federação na sétima edição do Prêmio Professores do Brasil. O
estado tem cinco experiências pedagógicas entre as 40 vencedoras. Neste
ano, foram selecionados trabalhos desenvolvidos em escolas publicas de
educação básica de 16 estados e do Distrito Federal. Minas Gerais, São
Paulo e Rio Grande do Sul aparecem no prêmio com quatro projetos
vencedores em cada estado.
Do conjunto de experiências que serão premiadas na próxima quinta-feira, 12,
em Brasília, 20 tratam de temas livres nas categorias educação
infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, além de
ensino médio. Outros 20 trabalhos abordam temas específicos indicados
pelo Ministério da Educação no edital: ciências para os anos iniciais do
ensino fundamental, alfabetização nos anos iniciais do ensino
fundamental, educação integral e integrada e educação digital articulada
ao desenvolvimento do currículo.
A entrega dos prêmios para as melhores experiências pedagógicas será
nesta quinta-feira, 12, às 10h, no Teatro Brasil 21. Na tarde do dia 12 e
na sexta-feira, 13, os educadores participam de um seminário no Hotel
St. Peter.
Prêmios – Cada professor receberá R$ 6 mil, em
dinheiro, independente da categoria em que tenha concorrido, um troféu e
certificado. Existe também um prêmio extra de R$ 5 mil que será entrega
a oito educadores, um em cada subcategoria: educação infantil, anos
iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental,
ensino médio, educação integral e integrada, ciências para os anos
iniciais, alfabetização, educação digital articulada ao desenvolvimento
do currículo. Os vencedores do prêmio extra serão conhecidos durante a
cerimônia em Brasília. As escolas que desenvolveram os trabalhos
receberão placa comemorativa.
A sétima edição do Prêmio Professores do Brasil recebeu 3.221 relatos de experiências das 27 unidades da Federação.
Trajetória – Nas duas primeiras edições do Prêmio
Professores do Brasil, em 2005 e 2007, participaram docentes da educação
infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Em cada ano foram
premiados 20 projetos. A partir de 2008, o prêmio foi estendido para
toda a educação básica, incluindo os anos finais do ensino fundamental e
o ensino médio e o número de selecionados subiu para 40.
Dados da coordenação geral de tecnologias da educação básica do MEC
informam a evolução das inscrições no período. Em 2005 participaram
1.131 experiências, em 2007 (1.564); em 2008 (779), em 2009 (2.100), em
2011 (1.612), em 2012 (2.617), e em 2013 (3.221).
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