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terça-feira, 26 de novembro de 2013

Governo fortalecerá o ensino médio por meio de um pacto nacional

Segunda-feira, 25 de novembro de 2013 - 18:11

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi lançado nesta segunda-feira, 25, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O programa prevê a participação de 495.697 professores e 7 milhões de estudantes, em mais de 20 mil escolas da rede pública estadual. A iniciativa deverá contar com a adesão dos 26 estados e o Distrito Federal, além da participação de 40 universidades.

Baseado no modelo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado há mais de um ano, o Pacto pelo Ensino Médio visa promover a valorização do professor da rede pública estadual por meio da oferta de formação continuada. O programa dará uma bolsa de estudos no valor de R$ 200 para os professores do ensino médio, cadastrados no educacenso, que estejam ativos no exercício da docência, tenham frequência e desempenho registrados na formação desenvolvida com apoio das secretarias estaduais e universidades.

“Não há processo educativo sem a mediação do professor. Por isso, o eixo central deste programa é valorizar esses profissionais”, destacou o ministro da Educação. Segundo ele, as bolsas começarão a ser pagas em fevereiro do ano que vem. Mercadante disse ainda que o governo federal pretende, posteriormente, redefinir a formação inicial dos professores, modificando os cursos de licenciatura e pedagogia.

Os cursos de formação continuada serão realizados na própria escola, durante a jornada semanal de trabalho. Os professores utilizarão material pedagógico digital disponível nos tablets que foram distribuídos para as secretarias de educação pelo MEC.


Avisos

A semana cultural sera realizada dia 5 e 6 de dezembro, sendo dia 5 apresentações nas salas e dia 6 a gincana.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Spaece

  Atenção spaece é na proxima segunda dia 25 de novembro, alunos do 1° e do 2° ano se preparem

Liberados R$ 20,8 milhões para a aquisição de equipamentos

     Recursos de R$ 20,8 milhões foram liberados esta semana para aquisição de equipamentos de videocirurgia por dez hospitais universitários federais. Autorizados por portaria publicada na terça-feira, 19, os recursos fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), executado em parceria pelos ministérios da Educação e da Saúde. A coordenação do programa cabe à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

As unidades contempladas são:

  • Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
  • Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Hospital de Clínicas de Uberlândia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Hospital de Clínicas de Curitiba, da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Hospital Universitário João de Barros Barreto, da Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Hospital das Clínicas de Goiânia, da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Visita ao espaço cultura da unifor

Terça-feira, dia 19 de novembro, a escola foi visitar a esposição de artes no espaço culural da unifor, as duas salas que foram encaminhadas foram o 1° A e o 1° B

Visita ao estadio Castelão

Hoje, dia 10 de novembro, a escola tera um visita ao estadio Castelão com hora marcada para 15:30 da tarde

Esta proxima a Feira cultura da escola

Como de custume todo ano a escola deputado faz uma feira cultural, desta vez a feira voltara com o tema ; Grandes eventos do estadio Castelão

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Comunitárias ouvem apelo para oferecer também o ensino técnico

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez apelo aos reitores das instituições comunitárias de educação superior para que estendam a oferta de vagas ao ensino técnico. “Abram vagas e disputem esses alunos”, disse. “Precisamos expandir as vagas e abrigar os alunos que realizaram o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e não estão cursando o ensino superior.”

O pedido foi feito pelo ministro ao dar posse, na manhã desta quarta-feira, 13, em Brasília, ao novo presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), padre Pedro Rubens. Durante a cerimônia, Mercadante salientou a necessidade de o país aumentar o número de vagas para atender tanto à educação superior quanto a profissional. “Os que oferecem curso de engenharia eletrônica abram curso técnico em eletrônica no período ocioso da instituição”, exemplificou, em alusão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Pedro Rubens integra a direção da Abruc há quatro anos e já exerceu a vice-presidência da entidade. Ele também preside a Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc). É o primeiro brasileiro a ocupar o cargo.


Assessoria de Comunicação Social

Os Professores vencedores deste ano receberão o prêmio em 12 de dezembro


A sétima edição do Prêmio Professores do Brasil recebeu 3.221 relatos de experiências de educadores que trabalham em escolas da educação básica pública nas 27 unidades da Federação. As inscrições foram encerradas em 30 de outubro. O encontro com os vencedores e a entrega dos prêmios será em 12 de dezembro, às 10h, no Teatro Brasil 21, em Brasília.

De acordo com Maurício de Almeida, coordenador geral de tecnologias da educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, ao superar as 3 mil inscrições neste ano, o Prêmio Professores do Brasil já é o maior concurso do país dirigido aos educadores. O objetivo da iniciativa do Ministério da Educação, lembra o coordenador, é reconhecer o mérito de professores das redes públicas e a contribuição deles para a melhoria da qualidade da educação básica.

Agora, os 3.221 trabalhos serão avaliados por uma comissão nacional composta pelo Ministério da Educação. As bases da avaliação são os critérios relacionados no regulamento do concurso. Sobre a qualidade das experiências serão observados os itens: clareza e objetividade do relato e do conteúdo; respeito às normas da Língua Portuguesa; consistência pedagógica conceitual.

Quanto ao atendimento dos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação Básica (PDE), os avaliadores vão observar se as experiências promovem: o sucesso escolar e a qualidade da aprendizagem; a permanência do aluno na escola; a participação da família no processo de aprendizagem; a inclusão educacional, social, racial e digital; a formação ética, artística, cultural e cidadã dos estudantes. O último ponto a ser observado é o potencial de aplicação da experiência em outras realidades educacionais do país.


Prêmios – Dos trabalhos inscritos, 40 serão premiados com R$ 6 mil, em dinheiro, para cada professor, independente da categoria em que tenha concorrido, além de troféu e certificado. Existe também um prêmio extra de R$ 5 mil que será entrega a oito educadores, um em cada subcategoria: educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental, ensino médio, educação integral e integrada, ciências para os anos iniciais, alfabetização, educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo. Os vencedores do prêmio extra serão conhecidos durante a cerimônia em Brasília.

Os 40 educadores receberão passagens para Brasília, ida e volta, hospedagem e alimentação. As escolas onde os educadores desenvolveram os trabalhos vencedores receberão placa comemorativa.


Trajetória – Nas duas primeiras edições do Prêmio Professores do Brasil, em 2005 e 2007, participaram docentes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Em cada ano foram premiados 20 projetos. A partir de 2008, o prêmio foi estendido para toda a educação básica, incluindo os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. O número de selecionados subiu para 40.

Dados da coordenação geral de tecnologias da educação básica do MEC informam e evolução das inscrições no período. Em 2005 participaram 1.131 experiências. Em 2007 o número cresceu para 1.564, decrescendo em 2008 (779); voltou a haver crescimento em 2009 (2.100), caindo para 1.612 em 2011. Foram registradas 2.617 inscrições em 2012 e 3.221 em 2013.


Ionice Lorenzoni

Confira no regulamento os próximos passos do Prêmio Professores do Brasil
Palavras-chave: educação básica, Prêmio Professores do Brasil

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2013; consulte

Segue o gabarito no link abaixo
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/10/29/inep-divulga-gabarito-oficial-do-enem-2013-veja.htm

Governo entrega mais de 4 mil computadores

O Governo do Estado realizou ontem a entrega de 4.414 notebooks aos estudantes do ensino médio da rede estadual que tiveram um bom desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), realizado em novembro de 2012. No total, 6.318 estudantes foram premiados em todo o Estado. A premiação de computadores aos alunos da rede estadual acontece desde 2008 e tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pelas disciplinas e incentivá-los a ter um bom desempenho, de acordo com Izolda Cela, secretária da educação do Estado.

Prefeitura disponibiliza 750 vagas para cursos profissionalizantes

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), disponibiliza para este mês de novembro 750 novas vagas para os cursos do Projeto de Qualificação Social e Profissional - Orçamento Participativo (QSP/OP).

As inscrições podem ser realizadas até a próxima quinta-feira, 14 de outubro, das 8 às 12 horas e de 14 às 17 horas em associações e entidades parceiras localizadas nos bairros de Fortaleza, conforme arquivo em anexo. O objetivo principal do Projeto é atender as demandas relativas à qualificação apresentadas pela população no Orçamento Participativo em 2012.

As vaga ofertadas estão distribuídas nos seguintes cursos: informática; recepcionista de hotel; manicure; operador de telemarketing; bolos, pães e pizzas; organização de eventos; garçom; cozinheiro; auxiliar administrativo e cabeleireiro. Os cursos que iniciarão na próxima segunda-feira, 18 de outubro, são gratuitos e tem carga horária minima de 160 horas. Os alunos participantes recebem material didático e auxílio para transporte e alimentação.

Os candidatos precisam ter idade a partir de 16 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental. Além disso, no ato das inscrições é necessário apresentar a seguinte documentação: Identidade, CPF, Comprovante de Residência, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e PIS/PASEP/Número de Identificação do Trabalhador (NIT)/Número de Identificação Social (NIS), caso a pessoa tenha.

Projeto

O Projeto de Qualificação Social e Profissional tem por objetivo promover oportunidades de trabalho, emprego e renda para pessoas em situação de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho, por meio da qualificação social e profissional, através de ações que contribuam para o reconhecimento e valorização da cidadania e a redução das desigualdades, bem como preparar para o mundo do trabalho, em ocupações produtivas geradoras de emprego e renda.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Jovens relatam como retomaram a motivação de continuar na escola


“A a gente estuda porque gosta”, diz André Techemeyer, 15 anos. “Os professores mostram que somos capazes”, relata Rosilene Xavier, da mesma idade. “O Trajetórias Criativas cria jovens que correm atrás de sonhos”, salienta Samuel Carvalho, 16. A novidade nas afirmações é que, depois de repetir uma ou duas vezes alguma série do ensino fundamental, esses jovens estão na véspera de ingressar no ensino médio. O caminho que encontraram foi a experiência Trajetórias Criativas, desenvolvida em 12 escolas públicas em Alvorada e em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nas duas cidades, 1.265 alunos participam do projeto.


Rosilene, Samuel e André participam, em Brasília, do seminário Política de Adequação Idade–Ano Escolar para Jovens de 15 a 17 anos Retidos no Ensino Fundamental no Âmbito do Programa Mais Educação. Eles e outros 30 estudantes de sete estados vieram à capital federal contar como currículos criativos podem modificar a vida daqueles que estavam desistindo da escola. Além de falar, os alunos documentam o evento.

São essas experiências que o Ministério da Educação quer mostrar às redes de ensino que participam do programa Mais Educação. Segundo dados do Censo Escolar do ano passado, 3,1 milhões de jovens de 15 a 17 anos estão retidos no ensino fundamental por sucessivas repetências. Outros 1,6 milhão na mesma faixa etária estão fora da escola, segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostragem em Domicílio (Pnad) de 2011.

O seminário, promovido pelo MEC, reúne coordenadores do programa Mais Educação dos 26 estados e suas capitais e do Distrito Federal, universidades públicas, professores e estudantes do ensino fundamental com idade de 15 a 17 anos.


Caminhada — O estudante André, de Alvorada, contou no seminário que entrou na escola aos oito anos de idade, repetiu o terceiro ano e, aos 10 anos, achava chato estudar. Esse desânimo inicial contrasta com o entusiasmo de hoje na experiência Trajetórias Criativas.  “Em vez de provas, temos trabalhos em grupo, e as pesquisas científicas são motivadoras”, garantiu, a uma plateia de 200 educadores e colegas que participam de outros tipos de projetos em escolas de sete estados. “Eu me transformei numa pessoa crítica.”

Rosilene, que estuda em Porto Alegre, revela que se considerava pouco inteligente. “Eu me sentia ‘burra’ e comecei a rodar (repetir a série)”, afirmou. “Eu dizia para mim: ‘Não posso, não sei’.”

Ao chegar ao projeto Trajetórias Criativas, a estudante encontrou um ambiente motivador. “Lá, os professores têm paciência. É o mesmo que viver numa família. As aulas são diferentes, não precisa copiar do quadro”, concluiu, aplaudida pelos educadores.

Samuel entrou na experiência a convite de um colega, depois de repetir o sexto e o sétimo anos. “Eu tinha dificuldades; ia pra escola por brincadeira”, afirmou. Hoje, ele diz ter a grande oportunidade de seguir estudando. “Espero um acolhimento no ensino médio, no próximo ano, igual ao que tenho hoje.”

Em 2014, a experiência Trajetórias Criativas será ampliada. De 12 escolas em duas cidades, passará a 30 em dez municípios. O projeto compreende várias etapas, mas o forte é o planejamento — semanal, quinzenal e mensal — feito em conjunto pelos professores. Todas as disciplinas têm a mesma carga horária, a iniciação científica faz parte da rotina das turmas, a alfabetização digital e audiovisual e as oficinas estão no núcleo de estudos. Além disso, saídas pedagógicas são planejadas para ampliar a visão de mundo dos estudantes.

A professora de matemática Aline Formentin, de Alvorada, diz que a missão dos educadores que estão na escola e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), parceira da iniciativa, é resgatar os jovens, os professores e a família para um ensino motivador, que valorize a pessoa humana. “Em 11 anos de profissão, nunca tive a família dos alunos tão perto”, diz Aline.

O seminário segue até quarta-feira, 12, na sede do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília. Serão apresentados projetos desenvolvidos em Campo Grande, Natal, Salvador, Maceió, Rio de Janeiro e Distrito Federal.