Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Autarquia do MEC recebe prêmio por sistema de controle interno

O Sistema de Gerenciamento de Adesão a Registro de Preços (Sigarp), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), recebeu o primeiro prêmio no Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU), na categoria aprimoramento dos controles internos administrativos. A cerimônia de premiação ocorreu no Auditório da Universidade dos Correios, em Brasília, nesta segunda-feira, 9, Dia Internacional Contra a Corrupção.

Lançado em 2011, o Sigarp é uma ferramenta de gestão e de transparência do processo de adesão às atas de registro de preços do FNDE. Visa tornar mais ágil o processo de adesão, fornecer informações gerenciais, armazenar resultados e torná-los disponíveis às entidades interessadas e à sociedade.

“Um prêmio deste é o reconhecimento pela dedicação e trabalho de toda uma equipe”, afirmou a diretora de administração do FNDE, Leilane Mendes Barradas. Ela explicou que, embora o Sigarp tenha sido criado em 2011, a autarquia já trabalhava com registro de preços há seis anos. “Agradeço a todos os envolvidos com os trabalhos do sistema, inclusive a Diretoria de Tecnologia, que deu um apoio fundamental para o funcionamento do Sigarp. Sem empenho e dedicação das equipes não haveria premiação”, ressaltou a diretora, que recebeu o prêmio acompanhada do presidente do FNDE, Antônio Corrêa Neto.

Leilane também falou dos benefícios que o Sigarp trouxe para a administração pública. “O sistema gera a integração do FNDE com estados, municípios e todos os atores envolvidos com o registro de preços, além de movimentar quatro diretorias da autarquia. Depois do Sigarp, percebemos que a chance de erros é bem menor, pois tudo é informatizado. Além disso, houve melhoria no processo com maior celeridade e economia de recursos.”

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, esteve presente e ressaltou a importância do bom desempenho dos órgãos de controle para a garantia de resultados positivos na gestão da educação. “Todo dia é dia de combate à corrupção. Isso exige esforço dos gestores e eficiência dos órgãos de controle. Hoje, com a tecnologia da informação, podemos dar mais transparência às atividades desenvolvidas. Dedico esse prêmio a todos os servidores do FNDE, que estão lá na ponta trabalhando por uma educação de qualidade”, afirmou.

O concurso recebeu 47 projetos de 17 ministérios. O principal objetivo da iniciativa foi o de estimular e premiar ações que promoveram melhorias efetivas dos controles internos dos órgãos e entidades da administração federal com a transparência de suas ações. Na categoria aprimoramento dos controles internos administrativos, também foram premiados o Sistema de Controle de Demandas Externas, do Ministério do Turismo, e o Sistema de Gestão de Eventos para Suprimentos, gerenciado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário